Domingo, 31 de Agosto de 2025
Um grande gramado entre a Igreja da Candelária e o Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro, foi palco da edição carioca da Vigília pela Terra, neste sábado (30). O evento ocorre pouco mais de 70 dias antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém.
A vigília é um encontro inter-religioso que visa conscientizar sobre a necessidade urgente de interromper o aquecimento global, principal responsável pelas constantes e crescentes tragédias ambientais.
Organizado pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser), o evento contou com a presença de líderes religiosos locais e centenas de participantes que puderam desfrutar de uma programação com apresentações musicais, de dança e gastronomia.
A diretora-executiva do Iser, Ana Carolina Evangelista, enfatiza que o objetivo da vigília é mostrar a importância da mobilização e proteção ambiental a partir dos grupos de fé.
“Os grupos de fé, a partir das suas vertentes, livros sagrados, crenças, são originalmente protetores da casa comum, da natureza, da Terra. É muito importante ter representantes dos grupos religiosos como aliados na proteção ambiental e na sensibilização da população”, declarou à Agência Brasil.
A COP30 é uma reunião internacional que reúne autoridades, especialistas, acadêmicos, ambientalistas, ativistas e representantes da sociedade civil de vários países. O evento ocorrerá de 10 a 21 de novembro e terá como ponto central o combate ao aquecimento global e a busca por justiça climática.